• Seja bem vinda(o) a Casa da Toalha, encontre aqui produtos de alta qualidade com o melhor preço.

Artigos

As toalhas de banho têm validade?

Publicado em 28.01.2021 |
508 visualizações

Pois então, as toalhas de banho têm validade? Sim, têm. Tudo tem. A questão é saber que validade é essa. Há quem diga que são dez anos, mas outros defendem bem menos, como dois, três anos.

E qual tempo está certo? Depende. Como assim? É que depende de vários fatores. Vamos explorar aqui quais os fatores que influenciam na validade das suas toalhas de banho, rosto e de mãos.

São várias coisas a considerar, como a frequência de uso, lavagem, umidade, e os cuidados que você costuma ter. Siga com a gente.

11 as toalhas de banho tem validade

A umidade e as toalhas


Bem, as toalhas de banho têm validade? Veja bem, as toalhas são usadas diariamente, não é mesmo? Isso faz com que elas sejam diariamente expostas à umidade, ao calor, a bactérias. Sim, bactérias. Elas estão presentes no banheiro, quando ele fica fechado e úmido. Quando damos descarga com a tampa aberta, elas também circulam pelo banheiro. E, quando deixamos elas úmidas, também. Além disso nosso corpo passa pele morta, que descamou, e fios de cabelos. Tudo isso facilita que organismos microscópicos se proliferem, como ácaros, fungos, bactérias.

Por isso é preciso lavar as toalhas regularmente, para que elas sejam desinfectadas. Mas, além disso, é preciso a cada uso deixar que sequem bem antes de usar.

Estenda ao ar livre, não no sol direto, para não queimar as fibras, mas certifique-se de que elas sequem bem. E deixe o banheiro aberto, arejando.

Lavagem das toalhas de banho


As toalhas de banho têm validade? Depende de como você cuidar. Um dia elas vão ter de ser “aposentadas”, mas você pode alargar esse tempo.

Se você lavar com frequência para que não fiquem muito sujas e encardidas, evitando o ponto de ser mais difícil a lavagem, elas vão durar mais. 

Isso não significa que tenha que lavar por lavar, mas sim não deixar acumular.

Pode ser uma vez por semana, no máximo. Mas pode ter que ser dia sim, dia não, ou a cada três dias.

O que vai determinar essa frequência é se as toalhas ficam úmidas no banheiro, se você não tem onde secar e elas não secam bem.

Produtos para lavagem das toalhas


Além do sabão, os seus principais aliados para a vida útil das suas toalhas ser mais longa serão o vinagre branco e o bicarbonato de sódio.

Já na primeira lavagem, aquela feita antes mesmo de usar a toalha - sim, é preciso lavar as toalhas antes de usar! - você vai precisar deles.

E, nessa primeira lavagem, sem sabão. É que o objetivo aqui, além de higienizar, é tirar a goma que costuma vir de fábrica. E o sabão acaba reforçando. 

Nas próximas lavagens, apenas substitua o amaciante pelo vinagre branco para que as fibras não fiquem entupidas e a toalha perca maciez.

E o bicarbonato de sódio você introduz na lavagem de tempos em tempos, para uma limpeza mais completa.

Esses produtos ajudam também na retirada de manchas, além de desinfetar.

Ciclo certo para toalhas na máquina de lavar


Antes de lavar, consulte a etiqueta das toalhas para ver o que o fabricante recomenda. Depois, escolha o ciclo certo na máquina de lavar. Em geral não é recomendado que se use ciclos com água muito quente, exceto quando precisar esterilizar. Mas isso não é algo para o dia a dia.

A água quente, assim como a secagem, vão prejudicando as fibras do tecido com o tempo. O mesmo vale para sol demais. 

Por isso, use um ciclo para toalhas para que não seja nem leve nem pesado demais.

Não misturar toalhas com outras peças de roupas


Outro cuidado é não misturar toalhas com outras peças na hora de lavar. Nem com outras cores. Isso é para evitar manchas, mas também para evitar contaminações e ainda que partes de outras roupas, como zíperes, se prendam na toalha e desfiem. Tudo isso vai prejudicando as toalhas.

O ideal é lavar apenas toalhas, e, ainda assim, lavar apenas brancas, apenas coloridas, separando claras de escuras.

As toalhas ainda podem passar felpas para outras roupas, estragando essas outras peças. E também não é recomendável que peças íntimas sejam lavadas com outras que vão à rua.

Não compartilhe toalhas!

Um outro cuidado importante é não compartilhar as toalhas. Afinal, elas são de uso pessoal, íntimo. Cada um deve ter a sua. Assim você cuida das toalhas e também da sua saúde.

Como você pode concluir, as toalhas de banho têm validade, mas ela é indeterminada. Tudo vai depender dos seus cuidados, de como você usa, lava, seca e guarda.