• Seja bem vindo a Casa da Toalha, a melhor loja de toalhas do Brasil.

Artigos

Como manter o branco da toalha branca de banho?

Publicado em 21.09.2020 | comentários
7 visualizações

Quer saber como manter o branco da toalha branca de banho? Vamos apresentar aqui alguns aliados super importantes para os cuidados com suas toalhas.

Com eles você não só vai conseguir manter mais tempo o branco das toalhas de banho como vai deixá-las mais macias e gostosas se usar por muito mais tempo.

E, de quebra, ainda terá toalhas mais limpas e higienizadas. Não é o máximo? Confira as dicas. 

toalha de banho fofa

Aposte mais em produtos naturais que em químicos

Em geral, apostar em produtos naturais do que em produtos químicos muito fortes vai ser melhor para a manutenção das suas toalhas. Por isso, de antemão recomendamos evitar o uso de alvejantes.

Esses produtos naturais em geral você tem em casa, e, se já não usa para limpeza, não só de roupas, vai descobrir que eles são grandes aliados.

O bicarbonato de sódio X toalhas de banho

Sempre que você pensar: “como manter o branco da toalha branca de banho?”, pense em bicarbonato de sódio.

Ele é um composto químico natural, basicamente um sal, que age como neutralizante. Ele faz com que o pH não fique nem ácido nem alcalino, aproximando do valor neutro.

Ele neutraliza odores, e tem propriedades que desinfetam e são também antifúngicas. Ou seja, ajudam não só na manutenção do branco, mas também higienizam e deixam as toalhas mais macias, além de ajudar a tirar manchas.

Vinagre nas toalhas de banho: ele não é só um tempero!

whatsapp image 2020 08 31 at 10 34

Como manter o branco da toalha branca de banho? Com vinagre. OI? Mas ele não é um tempero? Saiba que o vinagre tem muitas utilidades em casa, e uma delas é ajudar na limpeza e na remoção de manchas. Mas é o vinagre branco! 

Mas há outra grande valia no uso do vinagre: ele deixa as toalhas macias.

Por isso, nada de amaciante. Pode parecer confuso, mas ele deixa as toalhas mais duras.

É que o amaciante acaba entupindo as fibras e deixando a toalha mais áspera, o que não acontece com o vinagre.

Limão na toalha de banho

Ué, mas eu já vou usar vinagre, e agora limão? Não quero salada nem caipirinha! Calma, gente. O limão, assim como o vinagre, também tem propriedades que ajudam na remoção de manchas.

O limão tem ácido cítrico, e faz com que os tecidos fiquem brancos naturalmente. Além disso ele também é antibacteriano e pode ser usado em vários locais da casa, não só nas toalhas.

Junte todos os ingredientes e tenha toalhas mais branca

Pois é, agora que você já aprendeu que o vinagre, o bicarbonato de sódio e o limão podem e devem ser usados na limpeza, principalmente das toalhas brancas, vamos aprender como usar.

Você pode usar separadamente: só o vinagre, colocando uma xícara no lugar do amaciante. O mesmo vale para o bicarbonato de sódio e para o limão, colocando meia xícara para cada litro de água e deixando de molho em água quente. 

Mas não abuse da água quente, ela também prejudica as fibras.

Pode combinar ainda o bicarbonato de sódio com o vinagre e até os três juntos. O bicarbonato e o vinagre branco vão fazer uma espuma que tira manchas. É possível aplicar essa mistura diretamente na mancha. 

Pré-lavagem de toalha de banho

Nesses casos em que fica de molho, o ideal é lavar normalmente depois. 

Pode misturar uma xícara de vinagre - branco, sempre! - para cada meia xícara do bicarbonato de sódio e ir acrescentando a água quente conforme a necessidade. 

Também é possível cortar limões em rodelas, pode ser quatro unidades. Coloque essa quantidade em um litro de água e deixe que ferva. Desligue o fogo quando ferver e mergulhe as toalhas, deixando de molho por uma hora. 

Aí, sim, lave normalmente depois. Procure usar o ciclo adequado.

Outras dicas importantes para a toalha ficar branca mais tempo

Para que as suas toalhas brancas fiquem brancas por mais tempo, não use por muito tempo até lavar. 

Use no máximo uma semana: se elas ficam úmidas, o banheiro não é bem arejado, não deu pra estender ao ar livre, lave com maior frequência. De três em três dias, ou até troque logo se ficarem muito molhadas.

Não misture toalhas com outras roupas: além de ser mais higiênico, separar evita estragar as toalhas com zíperes e outras partes das outras roupas, e também evita passar felpas para roupas que podem ficar danificadas com os pelinhos.

Lave somente com outras toalhas brancas: evite misturar toalhas brancas com coloridas, principalmente quando novas e se usar água quente. Assim você evita manchas.

Manchou, lavou: se a toalha manchou, lave logo. Use o vinagre e bicarbonato e tire logo a mancha. 

Assim suas toalhas ficam brancas por mais tempo.

Comentários