• Seja bem vindo a Casa da Toalha, a melhor loja de toalhas do Brasil.

Artigos

Por que não devemos compartilhar a toalha de banho?

Publicado em 28.09.2020 | comentários
32 visualizações

Você sabe por que não devemos compartilhar a toalha de banho? Há muitos motivos, mas o principal é: higiene. Descubra quais os riscos e aprenda como cuidar mais das suas toalhas e a não compartilhar itens pessoais.

Por que não devemos compartilhar a toalha de banho?

compartilhar toalha de banho
Ah, eu tenho familiares e amigos que estão sempre comigo, por que não devemos compartilhar a toalha de banho? Mesmo que seja um casal, o ideal é não compartilhar. 

Sabia que ácaros - que você não vê - piolhos, e até sarna, micoses podem ser transmitidos pela toalha de banho? E ainda tem o HPV, embora vírus de DSTs possa, sobreviver pouco tempo fora do corpo.

E, além desses problemas e da sujeira que retiramos do corpo no banho, ainda tem a proliferação de micro-organismos no banheiro

O banheiro é um lugar que pode ser perigoso

Quando você compra sua toalha na Casa da Toalha, você quer que seja a melhor toalha, a mais limpa, confortável e fofa, não é mesmo? Mas também quer ela limpa. 

Afinal é para isso que elas existem, para secar depois da limpeza. Então siga esses cuidados.

Sabe por que não devemos compartilhar a toalha de banho? Por vários motivos.

Primeiro, não temos certeza de que as outras pessoas fizeram bem sua higiene e retiraram toda sujeira de si. Nem sabemos se são saudáveis.

Mas o banheiro sozinho pode ser muito sujo ou, mesmo o mais limpo, pode proliferar bactérias, fungos e micróbios.

toalha de banho cuidados

Ácaros e umidade nas toalhas fazem mal a você

Ambientes fechados e úmidos como banheiros são ótimos para proliferar bactérias, fungos, mas também ácaros e doenças de pele, com toda a umidade reunida.

É o vapor do chuveiro, ou um banheiro mal arejado, que não pega sol direto ou que fica muito tempo fechado: pronto, está feito. Sua toalha vai ficar molhada dentro do banheiro com vários micro-organismos no ambiente.

Se você não tem uma toalha sempre sequinha e limpa, são vários os riscos. E usar com mais de uma pessoa vai deixá-la ainda mais úmida. Viu por que não devemos compartilhar a toalha de banho?

Como as outras pessoas usam as toalhas
Já vimos que não temos como saber como as pessoas usam as toalhas. Elas podem tomar banho e limpar as mãos muito bem e ainda assim ficar sujeira e ela ir para as toalhas.

Por isso, muita coisa pode ir da toalha para você.

Você pode não saber e a pessoa com quem você compartilhar a toalha ter piolhos, micoses, sarnas, em fases iniciais, em que talvez nem essa pessoa saiba ainda.

Usando a toalha diretamente no corpo, você aumenta muito as chances de contaminação. 

O que a ciência tem a dizer sobre as toalhas

Cientistas dizem que as toalhas naturalmente são locais que cultivam e proliferam fungos e bactérias, além de acabar acumulando células mortas da pele e diversos tipos de secreções. 

São fluidos salivares, urinários e anais, que entram em contato com seu corpo pelos olhos, nariz, boca, partes íntimas e pela própria pele.

E por que as toalhas são tão sujeitas a tudo isso? Porque elas ficam em lugares úmidos com temperatura alta e oxigênio que, juntos, acabam servindo não só de depósito de células como de alimento para micróbios.  

Calma, as toalhas não são vilãs!!

Ui, que nojo, não quero mais usar toalhas! Gente, calma. Não são as toalhas as vilãs. Elas são apenas um meio, mas tudo isso poderia acontecer com qualquer outro tecido que você use para secar o corpo. 

Basta deixar a toalha molhada no banheiro, usar ela ainda úmida e compartilhar para acontecer tudo isso. Portanto, quem garante a segurança delas é... você!

Micróbios e tudo bem (ou quase)
É normal haver micróbios, o problema está em deixar que eles se multipliquem muito, e no banheiro, eles vão se multiplicar. Se mais de uma pessoa usar a toalha, multiplica mais ainda.

Muitos micróbios saem do nosso próprio corpo, e usando com mais alguém, soma os dessa outra pessoa. 

No caso de toalhas de mão, elas são ainda mais sujeitas a compartilhamento de micróbios, e aí mesmo que não devem ser usadas por mais de uma pessoa.

Afinal o primeiro pode lavar rapidinho a mão e não tirar toda a sujeira, passando para a toalha - e para o próximo que for usar. 

Lave as toalhas regularmente

como lavar toalha banho

Para diminuir os problemas de micróbios e outros micro-organismos nas toalhas, lave regularmente, tanto as toalhas de banho como as de rosto e de mão.

Tenha em mente que elas não podem ficar úmidas no banheiro e que ele deve ser arejado.

Se o seu banheiro é arejado, com janelas e boa ventilação, e você consegue que as toalhas sejam secas até seu próximo uso, você pode usar uma por semana.

Do contrário, troque a cada três dias, ou menos, se for o caso. O que não pode é usar a toalha ainda molhada, nem deixar ela no banheiro úmido secando com todos esses micro-organismos se proliferando com ela junto.

Comentários