• Seja bem vinda(o) a Casa da Toalha, encontre aqui produtos de alta qualidade com o melhor preço.

Artigos

Posso lavar lençóis na máquina de lavar roupa?

Publicado em 30.10.2020 | comentários
18 visualizações

Quando você se perguntar “posso lavar lençóis com outras roupas na máquina”, tenha em mente que ao misturar os lençóis com outras roupas, você pode danificar, mesmo que aos poucos, tanto o seu lençol como as outras peças. 

Além disso, há um acúmulo de micro-organismos, como pele morta, bactérias, diferente nos lençóis, das demais roupas, já que ficamos alguns dias em contato direto com eles.

As necessidades de molho, temperaturas de lavagem e secagem, também mudam. Basta olhar as recomendações das etiquetas. Confia também o manual e o ciclo adequado. 

Além disso, mesmo entre lençóis, é preciso separar os brancos dos coloridos.

lencois maquina lavar roupa

Separação dos lençóis e outras roupas


Em vez de questionar “ah, posso lavar lençóis com outras roupas na máquina?”, questione “e porque eu deveria lavar peças tão diferentes juntas?”. Enfim, a questão é que você deve separar não só lençóis de outras roupas como também, e entre cores de lençóis, separe também.

E não é só de roupas que você deve separar. Separe também de panos de prato e panos de chão.

Há quem defenda que pode-se lavar toalhas com lençóis, mas é algo a pensar, já que as toalhas de alta qualidade são felpudas e podem passar para o lençol essas felpas, criando bolinhas que fazem ele ir deixando de ficar tão bonito.

Lençóis brancos x lençóis coloridos


Há produtos e procedimentos para tecidos brancos que não se aplicam aos coloridos. Para tecidos bancos, como lençóis, eventualmente é possível usar produtos para tirar manchas, como água sanitária, que em lençóis coloridos se torna mais perigoso.

Mas veja bem as descrições das etiquetas dos seus lençóis, pois mesmo brancos eles podem ter a indicação de não serem lavados com alvejantes.

Além disso, a temperatura também é importante para a sua conservação, e misturar cores com branco pode ocasionar manchas, ainda mais em temperaturas mais altas, mas pode ocorrer com água fria também.

E mesmo o molho comum, no caso das coloridas, pode ocasionar desbotamento que não vai acontecer como branco.

Água quente: mais motivos para não misturar lençóis


Muitas vezes vai ser necessário usar água quente na lavagem de certas roupas. Isso deve ser evitado no caso dos lençóis, salvo se o objetivo for esterilizar. No geral, temperaturas altas contribuem para o encolhimento de fibras como a do algodão, muito usado em tecidos de lençóis.

O ideal é lavar os lençóis em ciclo próprio, com água fria ou morna, podendo inclusive fazer uma transição, começando pela fria, e secar à sombra, pois calor demais também prejudica o tecido na secagem.

Produtos para tirar manchas de lençóis x outras roupas


Os lençóis são feitos de fibras mais finas do que grande parte das outras peças de roupas, por isso produtos químicos para tirar manchas podem até rasgar e desmanchar o tecido.

Na maioria dos casos, o alvejante é condenado. Prefira produtos naturais, como sabão neutro, vinagre branco, que não agridem as fibras e também ajudam na retirada de manchas e odores.

Essa parte também faz parte da pré-lavagem: identificar manchas e verificar a melhor forma de tirar de acordo com o tipo de tecido do seu lençol.

Lençóis delicados exigem ciclo delicado


Imagine você ter um lençol de 400 fios, de cetim ou algodão egípcio, com bordados, e colocar para lavar em qualquer ciclo. Vai danificar o bordado e possivelmente o resto do tecido, se não de imediato, a curto ou médio prazo.


Vale pra todo mundo: lave com frequência


A lavagem dos lençóis deve ser feita pelo menos uma vez por semana, para não deixar acumular impurezas e micro-organismos, aumentando a chance de manchas e encardidos. 

Se houver suor excessivo antes disso, também é bom trocar, para não deixar o suor manchar as fronhas e lençóis, nem correr o risco de deitar com a cama molhada. É bom também arejar o colchão e as cobertas a cada troca.

Por tudo isso, em vez de pensar apenas se posso lavar lençóis com outras roupas na máquina, devo pensar em como lavar os lençóis, não apenas separadamente mas qual a maneira mais adequada. 

Fique atento aos cheiros e manchas, se necessário, lave com mais frequência. 

Lavar bem seu lençóis é importante para sua saúde


Não se esqueça de que, se alguém estiver se recuperando de algum problema de saúde, o ideal é separar todas as roupas dessa pessoa, inclusive as de cama, daquelas  que são usadas por outras pessoas da casa, na hora de lavar. 

Lave tudo separadamente, mesmo as cobertas, quando ela estiver recuperada, para evitar recontaminação.

Comentários