• Seja bem vinda(o) a Casa da Toalha, encontre aqui produtos de alta qualidade com o melhor preço.

Artigos

Quais os primeiros cuidados com um lençol novo?

Publicado em 23.12.2020 |
37 visualizações

Ao se perguntar quais os primeiros cuidados com um lençol novo, tenha em mente que o primeiro é lavar.

E lavar não é só colocar na máquina, com outras peças. Essa primeira lavagem, inclusive, é recomendada que aconteça só com ele.

Mas, no geral, não se deve misturar lençóis com outras peças de roupas e nem com outros jogos de cama coloridos.

Vamos descobrir os motivos juntos.

2 Quais os primeiros cuidados com um lenol novo

Tenho que lavar o lençol antes de usar?


Entre quais os primeiros cuidados com um lençol novo, este talvez seja o mais importante. Primeiro porque qualquer coisa que vem da rua, e vai entrar em contato com seu corpo, é bom higienizar.

Depois, porque mesmo que os lençóis venham fechadinhos, eles costumam passar por processos, ainda na fábrica, com químicos que podem alterar a maciez do lençol. Isso porque o sabão reforça esses produtos.

Por isso, é sempre importante não só lavar como acrescentar, além do sabão, vinagre e bicarbonato de sódio. 

E isso não vale só para a primeira lavada: use sempre esses componentes se quiser lençóis sempre novos e limpinhos.

O amaciante só entope as fibras e deixa mais ásperas, e o vinagre evita isso.

Cuidados na máquina de lavar


Para lavar os lençóis, além de usar sabão, vinagre e bicarbonato de sódio, o ideal também é usar água fria para o enxágue. 

Não misture os lençóis brancos com coloridos para evitar manchar. Nem lave com outros tipos de peças de roupas, pois botões, zíperes e outros acessórios podem danificá-los.

Além disso, são peças que vão à rua, e os lençóis são peças de casa, não convém misturar.

Escolha o ciclo adequado para lavagem de lençóis na máquina de lavar, conforme a quantidade, a cor e o grau de sujeira. Nas primeiras lavagens, um ciclo leve para os lençóis deverá ser suficiente, especialmente se você lavar ao menos uma vez por semana.

Também não deixe acumular, pois fica mais difícil a lavagem.

Quais os primeiros cuidados com um lençol novo?


A sensação de lençol novo tem muito a ver com lençol limpo. Por isso, desde o início, após a primeira lavagem, coloque na cama de forma arrumada, estendendo o lençol, que vai sempre transparecer uma sensação de bem-estar.

Isso também facilita acompanhar se o lençol ficar sujo, especialmente se crianças ou bichinhos sobem na cama. Eles podem deixar farelos ou trazer sujeira externa, por exemplo.

Também não sente na cama com a roupa que veio da rua.

Por isso mesmo, o ideal é proteger os lençóis, que entram em contato com seu corpo, desse contato externo, com mantas, colchas e cobre-leitos. Eles ficarão protegidos e limpos por mais tempo.

Quem dorme de banho tomado, com roupas de dormir limpas, costuma ver o lençol limpo mais tempo. Já se você dorme com mais alguém e qualquer um ou os dois costumem suar, a tendência é precisar de lavagens mais frequentes. 

Etiquetas e a lavagem do lençol


Se você está na dúvida sobre a lavagem, uma dica é sempre olhar a etiqueta do produto. Ela vai indicar se o material exige sol, sombra, ciclos leves, lavagem em água fria, secagem natural ou em máquina, por exemplo. 

Fique atento também aos tipos de produtos para lavagem, sem alvejantes para evitar danos. Alguns são tão fortes que chegam a desmanchar o tecido.

A lavagem com água quente é indicada para matar bactérias, mas nem sempre isso será necessário, lembrando que água quente também desgasta os tecidos mais rapidamente. Use em caso de gripes ou muita sujeira. Da mesma forma, deixar muito no sol ou em secadoras pode ir prejudicando, em especial os lençóis coloridos.

Tirando manchas de lençóis


O limão pode ser acrescentado para ajudar a tirar manchas e dar cheirinho. Mas o próprio bicarbonato e o vinagre já indicados fazem muito bom esse papel.

O ideal é sempre observar para tirar as manchas de imediato, não deixando elas fixarem e nem encardir.

Lavar logo em água fria costuma ajudar, e depois fazer a lavagem completa com vinagre e bicarbonato, que também podem ser usados como solução para molho.

Nada de colocar alvejantes, pois eles vão deixando o tecido mais fraco. 

Você evita manchas de encardidos lavando com frequência os lençóis, evitando que o suor vá deixando fronhas amareladas com o tempo.

Lave com um intervalo máximo de uma semana e, se perceber que está ficando amarelado, já faça um tratamento com vinagre e bicarbonato para higienizar bem e recuperar as cores e fibras.