• Seja bem vinda(o) a Casa da Toalha, encontre aqui produtos de alta qualidade com o melhor preço.

Artigos

Qual a melhor forma de cuidar dos lençóis do quarto?

Publicado em 27.11.2020 | comentários
0 visualização

Pois então, qual a melhor forma de cuidar dos lençóis do quarto? A melhor forma é aquela que preserva mais as condições do seu lençol. Para começar, invista em lençóis de alta qualidade, como os da Casa da Toalha.

Lá você vai encontrar lençóis de materiais gostosos de sentir na pele, que fazem você relaxar ainda mais à noite.

Depois, saiba como mantê-los sempre assim. 

Quarto limpo e arejado, lençóis bem cuidados

como guardar lencois
Para que seus lençóis permaneçam bem cuidados, é importante que haja um cuidado geral com o quarto, que deve ser limpo e arejado.

Nunca esqueça, além de limpar o chão com aspirador e pano, de abrir as janelas para que o chão seque e o ar se renove, arejando o quarto.

Assim a sujeira e a umidade não se acumulam no ambiente e consequentemente nos lençóis, sejam os em uso ou os que estiverem guardados no quarto, em armários e cômodas.

Tenha móveis organizados para guardar seus lençóis e preservá-los por mais tempo.

Onde guardar os lençóis


Os lençóis que não estiverem em uso nas camas podem ser guardados em roupeiros, caixas, nichos ou cômodas. Também podem ser guardados em sacos a vácuo, que economizam muito espaço!

Lembre-se sempre de manter seus lençóis limpos. Após no máximo uma semana, troque o conjunto de lençóis e fronhas.

Assim não acumula sujeira, suor e pele morta tanto tempo nos lençóis e você evita que eles fiquem manchados e encardidos.

Depois, guarde apenas quando estiverem bem sequinhos, para que a umidade não seja levada para dentro do móvel onde eles ficam guardados nem para a sua cama e para você.

Cada um com o seu lençol


Exceto pelo casal que compartilha lençóis apropriados para casais, os demais devem ser separados preferencialmente para quem vai utilizá-los. O ideal é que cada um tenha seus jogos específicos de lençol, preferencialmente pelo menos três cada um, para que seja possível lavar e secar.

Isso vale ainda mais quando houver crianças ou idosos envolvidos, ou pessoas que tenham algum problema de saúde. Mais importante será que não haja compartilhamento de lençóis.

Atenção para as informações das etiquetas dos lençóis


E, sobre qual a melhor forma de cuidar dos lençóis do quarto, tem mais: na hora de lavar, preste sempre atenção nas etiquetas. Elas vão indicar as temperaturas e formas de lavagem para cada tecido. 

E isso vale para todas as suas roupas, não apenas para lençóis.

Se você usar qualquer ciclo e qualquer temperatura para lavagem ou secagem, pode desgastar mais rapidamente seus lençóis, que podem desbotar ou até rasgar se usados alvejantes em determinados tipos de tecidos.

Como lavar os lençóis do seu quarto


O ideal é antes de lavar sacudir bem para que caiam as principais sujeiras e micro-organismos que costumam ficar ali, como pele morta.

Lave separadamente de outras peças de roupa para que nenhuma prejudique a outra, e também separe lençóis brancos de coloridos.

Prefira sempre a lavagem com temperatura moderada ou fria, no caso dos coloridos, e seque à sombra, sem sol direto, ou também com uma secagem moderada à máquina. 

Siga as instruções da etiqueta, não esqueça.

Você pode também passar a ferro os lençóis antes de guardar.

Cuidados extras com lençóis delicados


Lençóis com materiais delicados, rendas ou bordados pedem lavagem no ciclo leve ou delicado da máquina de lavar roupa. Assim você evita que eles desfiem e sejam danificados. E vale sempre ainda todo aquele cuidado com temperaturas, separações e etiquetas.

Mantenha a cama arrumada com ajuda dos lençóis


Sabe qual a melhor forma de cuidar dos lençóis do quarto? Aquela que permite que ele se mantenha mais tempo como novo e ao mesmo tempo confortável, com toque gostoso, sem bolinhas, rasgos e desfiados.

E manter a cama arrumada ajuda muito! Além de uma sensação de limpeza e organização que gera bem-estar, isso faz com que eles não fiquem embolados, sem respirar. 

Facilita ver se estão ainda limpos e íntegros, ou se é preciso colocar para lavar ou fazer algum reparo.

Além disso, a cama arrumada ajuda na decoração do quarto, e lençóis bonitos ajudam muito nesse quesito.

Companheiros dos lençóis


Outra dica que vale sempre é também sacudir edredons, colchas e cobertores sempre que for substituir os lençóis, e fazer com que tomem ar.

Assim você evita que essas peças, que não costumam ser lavadas com tanta frequência, até pela dificuldade de secagem, não levem sujeiras para seus lençóis limpinhos.

Ah, e não esqueça de substituir travesseiros e acompanhar sempre a limpeza das fronhas, que costumam desgastar bastante.

Comentários