• Seja bem vinda(o) a Casa da Toalha, encontre aqui produtos de alta qualidade com o melhor preço.

Artigos

Devo lavar toalhas novas antes de usar?

Publicado em 18.01.2021 | comentários
4 visualizações

Comprei novinhas, devo lavar toalhas novas antes de usar? Sim. Sempre se deve lavar toalhas de banho antes de usar, assim como lençóis, roupas íntimas e na verdade, qualquer tipo de roupa.

Acontece que, no caso das toalhas, além de lavar por motivos de higiene, mesmo que elas cheguem novinhas e fechadas, elas chegam com substâncias químicas que se você não lavar podem também ser prejudiciais.

E, o melhor, nessa primeira lavagem, é que ela seja diferente das demais.

lavar toalhas novas

Como fazer a primeira lavagem das toalhas


A primeira lavagem das toalhas deve ser diferente, sem sabão, com vinagre e bicarbonato de sódio. Os dois combinados vão ajudar a desentupir as fibras e também a desinfetar. O sabão, nessa primeira lavagem, pode só reforçar a presença dos químicos. Depois ele estará liberado.

Já o amaciante você não deve usar, a não ser que queira fibras mais ásperas e entupidas novamente. E, aí, adeus toalhas macias. Siga colocando o vinagre no lugar do amaciante quando for lavar.

Então, como você viu, sim, sempre devo lavar toalhas novas antes de usar.

Coloque um copo de bicarbonato para lavar e outro de vinagre na hora de enxaguar. Se possível, deixe de molho no bicarbonato por um tempo.

Essa combinação ajuda a tirar bactérias e também a goma da fábrica. 

Cuidados extras na lavagem das toalhas


Além de se perguntar se devo lavar toalhas novas antes de usar, pergunte a si mesmo também se está seguindo os demais cuidados com elas. Por exemplo, usar o ciclo correto na máquina e não misturar peças.

Um ciclo muito pesado ou com água muito quente pode acabar danificando as toalhas com o tempo.

Por isso, veja as instruções da etiqueta da toalha antes de colocar para lavar e secar em máquinas. E também antes de deixar muito tempo no sol! Afinal o sol direto e forte também pode queimar as fibras.

Por que não devo misturar as toalhas com outras peças?


Não se deve misturar as toalhas com outras peças porque elas podem prejudicar as toalhas e vice-versa. 

Calças jeans e casacos com zíper, podem enganchar nas toalhas, e as felpas das toalhas podem grudar em blusas e moletons. Botões e outros detalhes também podem se prender e causar estragos, como desfiamento.

Mas, além disso, há o risco de manchas, se misturar cores, e também o risco de contaminação.

Afinal as toalhas são peças bem íntimas que não se recomenda misturar com outras roupas que vão à rua. No máximo, com lençóis, mas também há o risco deles ficarem com bolinhas pelo contato com as toalhas.

E as lingeries, embora também sejam íntimas, podem ter sua renda prejudicada com o contato com as felpas das toalhas.

Hóspedes e cuidados


Além dos cuidados para você mesmo, também deve-se ter cuidados com as toalhas oferecidas a hóspedes. Elas merecem a mesma atenção que você daria a sua família.

Por isso, lave também antes de usar, mesmo que sejam novas.

Lembre-se também de que o ideal é que as mesmas pessoas usem as mesmas toalhas, mas, se destinar algumas para hóspedes em geral, naturalmente isso nem sempre será possível.

Mas, nesse caso, apenas evite alternar entre as de seu uso pessoal e estas reservadas.

Nesse caso, especificamente, pode ser interessante usar a função de água quente para esterilizar as toalhas após o uso por pessoas de fora da casa.

O mesmo vale se alguém da família estiver doente. Mas, no dia a dia, com todos saudáveis, não há necessidade de tanta água quente, que vai gastar água e energia extras e também desgastar as toalhas com o tempo.

Onde guardar as toalhas


Se você tem espaço no banheiro e ele é arejado, as toalhas podem ficar lá. Mas lembre-se de que o banheiro é um local úmido e geralmente mais fechado, por isso, em geral, o melhor é guardar fora.

O que acontece é que as toalhas antes mesmo de serem usadas já vão ganhando umidade, e isso não faz bem nem para elas, nem para você.

Mesmo as toalhas em uso não devem ficar todo o tempo no banheiro. Elas devem ser arejadas e secas para o uso seguinte. Ficar só dentro do banheiro, somente se houver um daqueles secadores de toalhas. E ainda assim é preciso sempre arejar o banheiro.

O mais seguro é ter um espaço no roupeiro ou closet, um aparador ou uma cômoda, onde você possa guardar roupas de banho, talvez também as de banho e até as de mesa.

Assim você deixa tudo devidamente organizado e pronto para uso, seja o seu, de seus familiares ou de seus hóspedes.

Comentários