• Seja bem vinda(o) a Casa da Toalha, encontre aqui produtos de alta qualidade com o melhor preço.

Artigos

Por que minhas toalhas estão ficando duras?

Publicado em 14.01.2021 | comentários
7 visualizações

Muitas pessoas se questionam: por que minhas toalhas estão ficando duras? E o real motivo muitas vezes passa despercebido.

É que exatamente um dos produtos que é feito para conseguir o efeito contrário pode ser o grande vilão.

A maioria dos amaciantes acaba, em vez de amaciar, deixando mais duras as fibras, pois elas entopem com as lavagens e usos e o resultado é bem diferente do desejado.

O algodão é uma fibra natural, e elas acabam absorvendo esses químicos com esse resultado.

E o algodão é justamente um dos melhores tecidos e fibras para toalhas, por permitirem que a pele respire melhor.

Mas e aí, o que devo fazer? 

pq toalhas duras

Vinagre e bicarbonato de sódio


Pois então. Quando você se perguntar: por que minhas toalhas estão ficando duras?, pense que há solução. E ela é simples, barata, caseira e que ainda vai servir para outras coisas.

O grande segredo é usar vinagre branco no lugar do amaciante. E também pode acrescentar bicarbonato de sódio.

Com isso, além de garantir toalhas mais macias, você vai “desintoxicar” essas fibras e manter a toalha mais limpa. 

Juntando com o bicarbonato de sódio, você ainda garante limpeza extra, e, no caso das toalhas brancas, terá um branco mais branco.

Cuidados com as toalhas


Entre os cuidados para que as toalhas permaneçam macias, está o de lavar as peças antes de usar, para tirar as substâncias químicas que vêm de fábrica. É também uma medida de higiene.

O que também ajuda a preservar e também é higiênico, é lavar as toalhas em um intervalo máximo de uma semana, para não encardir nem acumular sujeira e suor.

Assim você vai precisar de menos recursos para lavar e deixar limpinha e sem manchas as toalhas.

Ciclo correto na máquina


Um outro cuidado que se deve ter com as toalhas é escolher sempre o ciclo correto na máquina de lavar - e de secar.

Observe nas etiquetas as indicações de lavagem e não coloque em ciclos com água muito quente, que servem para esterilizar, sem necessidade. Isso desgasta a toalha com o tempo, e se só você e sua família usam e ninguém está doente, não é necessário.

Essa medida também fará você economizar energia, que é sempre mais usada com ciclos com água quente e secagem.

Não misturar toalhas e outras peças de roupas


Outra forma de proteger mais as toalhas é não misturar com outras peças de roupas, até porque essas podem vir a usar amaciantes, que já vimos que podem acabar entupindo as fibras. Mas não é só por esse motivo.

Outras roupas podem manchar ou até ter partes como botões e zíperes presos às felpas das toalhas, fazendo com que elas desfiem e fiquem danificadas.

E as próprias roupas também podem sair com felpas da toalha, o que também não é bom.

Secagem das toalhas


O ideal é que você sempre leia as recomendações de lavagem e de secagem, evitando altas temperaturas quando não for necessário.

Isso também vale para as toalhas que você quiser secar ao sol. É bom um solzinho, mas não deixe demais, pois igualmente você queima as fibras do tecido das toalhas.

Procure secar em sol indireto, assim você deixa as toalhas bem arejadas.

Cuidados dentro do banheiro


Um outro cuidado bastante importante é com as toalhas dentro do banheiro. Quando estiverem em uso, procure estender sempre que terminar de secar seu corpo, para que elas possam ficar sequinhas novamente. 

Se deixar em um banheiro mal arejado, elas vão ficar molhadas, e não vão secar bem você na próxima vez.

Além disso, permanecer com as toalhas molhadas faz com que favoreça o aparecimento de micro-organismos, fungos e bactérias.

Procure manter o banheiro arejado, secar as toalhas se possível do lado de fora, e levá-las para dentro já secas na hora do banho.

E, caso precise trocar em menos dias, troque. Uma semana é o máximo, mas pode ser que você precise trocar a cada três dias, ou menos.

Avalie sempre se a sua toalha “venceu”, permanecendo molhada, suja ou manchada muito tempo, mais difícil será a lavagem.

Dicas que valem ouro


O vinagre branco e o bicarbonato de sódio são mesmo grandes aliados dos cuidados de casa. Você vai ver que eles servem para várias situações. E agora também pode colocar os dois na sua lavanderia.

Curtiu as dicas? Assim você nunca mais se perguntará “por que minhas toalhas estão ficando duras?” e terá sempre toalhas macias, confortáveis e bastante limpas.

Comentários