• Seja bem vinda(o) a Casa da Toalha, encontre aqui produtos de alta qualidade com o melhor preço.

Artigos

Por que não devo deixar toalhas molhadas no quarto

Publicado em 21.11.2020 | comentários
7 visualizações

Quem já não ouviu da mãe que não deve deixar toalhas de banho molhadas no quarto, em especial na cama ou no chão? Mas por que não devo deixar toalhas molhadas no quarto? O primeiro motivo e mais importante é a sua saúde. Em segundo lugar, a conservação das toalhas - ainda mais as peças macias, gostosas de usar e de alta qualidade da Casa da Toalha. Depois, a conservação do local onde ela ficou molhada: o lençol, colchão, parede ou assoalho.

Vamos descobrir as consequências de manter uma toalha molhada no quarto para a sua saúde e também para o lugar onde ela estiver.

Bactérias e fungos adoram toalhas molhadas

toalha de banho praia
Ah, mas se eu saio do banho e vou me vestir, por que não devo deixar toalhas molhadas no quarto? Porque você quer que as toalhas estejam secas quando você precisar usar de novo, e, para isso, ela precisa secar. Isso não vai acontecer com ela embolada por aí, não é mesmo?

Mas não é só isso. Fungos e bactérias adoram ambientes úmidos, em especial toalhas molhadas. Pense: você secou seu corpo, células mortas ficaram na toalha, e essas toalhas acabam servindo de “alimento” para esses organismos. 

Deles você pode esperar micoses e doenças de pele, manchas e outros problemas com tratamentos desagradáveis. 

Na casa? Manchas no assoalho, na parede. E uma combinação de fatores desagradáveis pode ser gerada por quem deixar as toalhas em cima da cama, deixando molhados lençóis, cobertores, colchas e colchão. Além de manchas, o cheiro fica bem ruim.

Opções para secar toalhas


Após usar as toalhas, você deve estender assim que possível. Não deixe nem no banheiro, pois ele vai estar úmido também.

Procure estender no varal, em uma área de serviço, pátio ou mesmo em um varal de chão, teto ou de parede, caso você não tenha outra opção.

Mas sempre procure um lugar arejado, que pegue ar, vento e talvez um sol indireto. Sol a pino também não é muito bom, pois acaba desbotando e danificando as fibras. Um pouco de sol é suficiente, se houver.

Há também secadores elétricos de toalhas, que ajudam a secar mais rapidamente as toalhas inclusive em locais como o próprio banheiro ou áreas de serviço.

Cuidados na hora de lavar


Para manter suas toalhas bonitas, bem cuidadas e com toda a alta qualidade que você leva para casa ao adquirir jogos de toalhas da Casa da Toalha, você deve lavá-las em intervalos menores. Não deixe que elas fiquem muito sujas e úmidas. 

Lave semanalmente, assim você garante uma lavagem mais eficaz.

Outra medida é preferir o vinagre branco em vez do amaciante, para lavagens que resultem em toalhas mais macias. Deixando de molho ainda com o bicarbonato de sódio, você garante limpeza, maciez e toalhas sem cheiro e sem manchas.

Banho relaxante com toalhas secas, macias e gostosas


Para um banho mais relaxante, é importante que você mantenha as suas toalhas limpas, macias e gostosas no toque. E, para isso, você deve lavá-las com a frequência adequada, com vinagre em vez de amaciante e colocar para secar em local arejado ou em secadoras.

Os jogos de toalhas da Casa da Toalha são feitos de algodão 100%, com fibras altamente macias e absorventes. Mas você precisa ajudar a mantê-las assim para um banho sempre gostoso e relaxante.

O uso de amaciante deixa as toalhas mais ásperas, pois as fibras entopem. E umidade ou sol demais também prejudicam as fibras, assim como calor excessivo. Seque em local arejado sem queimar as fibras. 

Outra dica é não misturar toalhas coloridas com as brancas e nem lavar toalhas com outras peças de roupa, exceto lençois.

Umidificando o ambiente


Se você quiser umidificar o ambiente que eventualmente possa estar muito seco, seja pelo clima ou pelo ar condicionado, aí é diferente. Nesse caso, colocar uma toalha molhada no quarto faz até bem para a sua saúde. Esqueça, só aqui, os motivos de “por que não devo deixar toalhas molhadas no quarto”.

Mas não dá para generalizar, é só neste caso, mesmo. E nada de deixar a toalha molhada na cama ou no guarda-roupa. Também não colocar no chão ou encostada na parede.

Coloque em uma bacia, pode até ser com um pouco de água. Aí você mantém um nível melhor de respiração caso o ambiente esteja muito seco.

Comentários