• Seja bem vindo a Casa da Toalha, a melhor loja de toalhas do Brasil.

Posso usar o jogo de toalhas de hotéis e pousadas?

Publicado em 01.10.2020 | comentários
9 visualizações

Final de semana, férias, e aquela viagem bacana pintou: posso usar o jogo de toalhas de hotéis e pousadas? Veja aqui os prós e contras e os cuidados que você deve ter quando viajar e o que perguntar onde você vai se hospedar.

Posso usar o jogo de toalhas de hotéis e pousadas?

3
É muito comum, ao viajar, se perguntar: posso usar o jogo de toalhas de hotéis e pousadas?

A resposta é: depende. Você vai precisar ter certeza de que o lugar onde você vai ficar oferece toda higienização e segurança para usar as toalhas com tranquilidade.

Hotéis costumam ter protocolos de limpeza e higiene para toalhas e também roupas de cama.

Certifique-se de que eles seguem e são bem avaliados. Grandes redes costumam levar a sério e ser certificadas. Quanto aos pequenos, também podem ser ainda mais cuidadosos, basta você se informar bem.

Mas, se você quer garantir, leve as suas toalhas compradas na Casa da Toalha.

Hospedagens em apartamentos e casas de temporada são seguras?

compartilhar toalha de banho


Você se pergunta: posso usar o jogo de toalhas de hotéis e pousadas? E aí acaba não ficando em nenhum dos dois, mas em uma casa ou apartamento de temporada.

Pode ser indicação de um conhecido, anúncio ou AirBnB. E aí, é seguro?

Novamente: depende. Na dúvida, leve as suas toalhas de casa.

A questão é o quanto você conhece o local e sabe que tomam todos os cuidados que já citamos, de higienização das peças, de rodízio, de cuidados com as toalhas. 

Isso vale para roupa de cama, também.

Se você estiver em dúvida, leve as suas toalhas compradas na Casa da Toalha, que não vai ter erro!

Que cuidados hotéis e pousadas devem ter com as toalhas?


Sempre que você se perguntar “posso usar o jogo de toalhas de hotéis e pousadas?”, pergunte ao local como eles lidam com as suas toalhas.

A primeira coisa é a rotatividade. Informe-se qual o período máximo de troca de toalhas. Em casa, deve ser no máximo de uma semana. Se o banheiro for pouco arejado, sem janelas e ar livre para secar, dois a três dias, no máximo.

Banheiros de hotéis costumam não ter janelas, e só isso já é motivo para que elas sejam lavadas no máximo a cada dois ou três dias.

Código do hotel sobre limpeza de toalhas


Alguns hotéis tem um tipo de código: toalha no chão é para ser substituída, do contrário, fica mais tempo. Verifique se há um procedimento padrão e se o tempo não é demasiado.

Lembre-se de que em tempos de pandemia, os cuidados devem ser redobrados. 

Veja como funciona a política de higienização do hotel que você pretende ir.

Além de receber a toalha seca e aparentemente limpa, veja como ela é entregue: individualmente, em saquinhos, por funcionários, se usam luvas e máscaras.

Limpeza das toalhas do hotel


Hotéis costumam terceirizar a higienização das toalhas, contratando empresas que fazem a lavagem seguindo protocolos como uso de alta temperatura para esterilizar as peças.

Verifique se é assim que o hotel ou a empresa contratada por ele fazem com a higienização. E pergunte como a toalha é entregue a você.

Há alguns que entregam individualmente em saquinhos fechados ao hóspede, ou deixam no próprio quarto.

Ah, e a própria lavanderia precisa ser bem higienizada: se as bancadas e superfícies onde as toalhas ficam não forem bem limpas, elas se recontaminam.

Banheiros limpos com frequência


O banheiro também precisa ser limpo com frequência, para não acumular micro-organismos. Afinal eles podem ficar úmidos e não costumam ser muito arejados. Podem contar com pequenas janelas e exaustores, mas é sempre bom verificar e garantir que a limpeza seja diária. Não impeça a camareira de entrar, ela precisa fazer essa limpeza para manter o ambiente livre de bactérias.

Toalhas brancas são as preferidas


O uso de toalhas brancas costuma ser não só preferido como recomendado para hotéis por vários motivos.

O primeiro é a sensação de limpeza: o visual já indica se a toalha ao menos parece limpa. Manchas vão denunciar que há muita coisa errada, e isso é um controle de qualidade tanto para os hóspedes como para quem administra a área no hotel.

O segundo motivo é bem prático: na hora de lavar, usar produtos de limpeza e altas temperaturas para esterilizar, desgasta as cores. Também demandaria cuidados extras para evitar manchas entre si, separar cada cor.

Além disso, é mais fácil criar uma uniformidade quando houver mudança de fornecedor.

Treinamento de quem lida com as toalhas e opinião de hóspedes


O pessoal do hotel também deve ser treinado para que a limpeza do quarto seja bem feita. As roupas de cama e as toalhas devem ser colocadas por profissionais com equipamentos de proteção individual adequados. Luvas, óculos, aventais e máscaras estão entre os principais.

O manuseio deve ser o menor possível.

Confira se há essa preocupação. Fale com a gerência e veja na internet o que outros hóspedes acharam. 

Comentários