• Seja bem vindo a Casa da Toalha, a melhor loja de toalhas do Brasil.

Artigos

Saiba como lavar toalhas de banho e eliminar as bactérias

Publicado em 08.10.2020 | comentários
5 visualizações

Não basta tomar banho para manter a higiene. Saiba como lavar toalhas de banho e eliminar as bactérias. Assim você mantém limpas e seguras suas roupas de banho e a sua saúde também.

Saiba como lavar toalhas de banho e eliminar as bactérias

como lavar toalha banho
É importante que você saiba como lavar toalhas de banho e eliminar as bactérias para manter a sua saúde e de quem mais morar com você ou usar as suas toalhas. 

Há muitas bactérias e impurezas em todos os lugares, e tomamos banho para nos livrarmos delas. 

Mas, se não nos banharmos bem, ou se guardarmos as toalhas em locais que não estejam limpos, estas impurezas vão para as toalhas.  

Por isso é ótimo que se saiba como lavar toalhas de banho e eliminar as bactérias e deixá-las seguras para uso.

Dicas de como lavar toalhas de banho e eliminar as bactérias


Toalhas molhadas por muito tempo podem acumular bactérias e levar ao nosso corpo quando forem utilizadas. Por isso é importante mantê-las secas e higiênicas, lavando com regularidade.

Pode parecer algo fácil, mas é fácil também de esquecer e descuidar.

Confira as dicas de como lavar toalhas de banho.

Cuidados básicos com as toalhas

Grafite e Branca
É preciso ter cuidado não apenas com a lavagem, mas também com a forma como você seca e também como elas serão guardadas. Passar toalhas também tem muita importância.

Primeiro, as toalhas devem ser individuais, usadas por cada pessoa unicamente. Principalmente as de rosto. 

Doenças podem ser transportadas nas toalhas, e a pessoa pode nem saber que tem ao compartilhar. Ou pode ter passado a toalha em áreas mal lavadas e repassar a sujeira.

Como lavar de forma correta as toalhas


Na hora de lavar as toalhas, prefira sabão neutro e não abuse na quantidade. Sabão demais pode acumular no tecido e prejudicar a integridade das fibras, diminuindo a vida útil das toalhas e deixando-as menos macias. 

Toalhas banhão principalmente são toalhas felpudas e gostosas de usar, que você encontra em 100% algodão na Casa da Toalha. Elas merecem ser cuidadas para durar mais e permanecerem com suas características de total conforto.

Devo usar amaciante ou não?

dica presente dia dos pais 2
Assim como no caso de muito sabão, o amaciante também pode prejudicar as fibras da toalha e deixá-la menos fofa e agradável ao toque. Por isso você pode optar por não usar, substituindo por uma xícara de vinagre na lavagem, ou ainda pode intercalar, lavando uma vez sim e a outra não.

Não misture as toalhas com outras roupas


Na hora de lavar, não lave as toalhas com outras roupas junto, e sim apenas com com outras toalhas. Assim você evita não somente manchas, mas também que as felpas se enrosquem em zíperes e outros acessórios que possam prender nas toalhas. Ao deixar de molho cuide para que as toalhas não desbotem, nem manchem.  

Toalhas realmente limpas


Além de lavar as toalhas, é muito importante trocar semanalmente as toalhas. Assim você as mantém livres de bactérias e fungos. 

Procure mantê-las sempre secas, e bem estiradas, assim elas ficam mais arejadas. Deixe-as em local ventilado e na sombra.

Não há necessidade de usar ferro para passar as toalhas, mas, caso o faça, atenção para a temperatura: peças de algodão podem ser prejudicadas se for muito alta.

Evite também o ferro a vapor, pois ele deixa a toalha úmida e microorganismos podem se proliferar mais facilmente. 

Como secar bem uma toalha banhão


Para não perder a maciez dos fios de uma boa toalha, em especial de uma toalha banhão, felpuda e gostosa de usar, é importante deixar a toalha secar naturalmente à sombra. O sol direto endurece o algodão e deixa a toalha áspera, por isso deixe por pouco tempo na sua luz direta. 

Se você usar uma secadora de roupas, atente para as recomendações referentes ao material, para não prejudicar o algodão e não ressecá-lo. 

A hora de guardar a toalha

qual a melhor toalha para viajar
Uma boa forma de guardar uma toalha é fazendo um rolinho. Nunca coloque dentro de sacos plásticos para que ela possa ventilar bem.  

Fazendo rolinhas você evita marcá-las, pois é algo que pode acontecer se elas forem dobradas.

Isso vale também para quando você comprar um jogo de toalhas.

Sachês podem ser usados para dar cheiro, mas não devem ser colocados diretamente na toalha. Pode usar os perfumados ou anti-mofo. 

Outros truques para cuidar bem das toalhas


Além de todas essas dicas, há outros pequenos truques para proteger as toalhas, eliminar as bactérias e ainda garantir que elas sigam macias e gostosas de usar.

O vinagre ajuda a manter os fios mais macios, e ainda contribuem para o combate e proliferação de fungos. 

Outra dica é o uso de bicarbonato de sódio e água, que retiram as substâncias de fábrica.

E, finalmente, para eliminar todo tipo de contaminação, a dica é colocar um copo de álcool a cada 3 litros de água fria em um balde. Coloque de molho essas toalhas de um dia para outro.

Comentários